VI COLÓQUIO - VI COLLOQUIUM (2024)
Colóquio em língua portuguesa - Colloquium in Portuguese
IMAGE PLAY ► International Video Art Festival procura servir de plataforma na contribuição da reflexão do pensamento contemporâneo sobre a produção cultural e artística das novas narrativas audiovisuais, assim como ao pensamento crítico que esta gera. A arte atual é configurada a partir de alguns pontos que significam e voltam a ganhar significado nas diferentes categorias e elementos, próprios e de terceiros, que buscam definir uma identidade. A arte abre-se também para o que é estrangeiro, num processo contínuo de vinculação e desapego cultural. Nessas dinâmicas, as diferenças culturais são reafirmadas. Através de sua programação o IMAGE PLAY ► International Video Art Festival, procura articular um discurso aberto, construir uma ponte que vincula o público nas novas narrativas audiovisuais da arte emergente, que se insere no processo de experimentação e transformação contínua da vídeo arte como ferramenta de criação.
IMAGE PLAY ► International Video Art Festival seeks to works as a platform to contribute the reflection of contemporary thinking on the cultural and artistic production of the new audio visual narratives, as well as the critical thinking it generates. The current art is configured from some points that means in different categories and elements, his own and others, that seek to define an identity. Art also opens to what is foreign, in a continuous process of cultural attachment and detachment. In these dynamics, cultural differences are reaffirmed. Through its programming, IMAGE PLAY ► International Video Art Festival seeks to articulate an open discourse, build a bridge that binds the public in the new audio visual narratives of emerging art, which is part of the process, experimentation and continuous transformation of video art as a creative tool.
CONFERENCISTAS - SPEAKERS
3
PAÍSES - COUNTRIES
Portugal | Brasil | Itália
► 8 de novembro de 2024 | 8 November 2024
Diretor do Comité Científico do Colóquio e Moderador do Colóquio
Prof. Dr. HERNANDO URRUTIA
Doutor em Média-Arte Digital
Professor do LIMA - DAMG | Universidade Portucalense
Coordenador de Investigação na Área da Multimédia, do Polo CIAUD - UPT - (UPT)
Investigador do CIAUD - UPT e CIAC
(Universidade Portucalense | Universidade do Algarve/Universidade Aberta)
Diretor Prof. Dr. Hernando Urrutia 1964 - Artista Multidisciplinar, Investigador, Designer, Curador, Compositor, Cineasta, Docente Universitário e Gestor Cultural. De raízes vascas e nacionalidade portuguesa. Doutor em Média-Arte Digital (UAb - UAlg). Estudos Avançados em Média-Arte Digital (UAb - UAlg), Licenciatura em Design (UPB), Licenciatura em Artes Visuais (IDBA). Professor Universitário em Multimédia e Artes do DAMG - Departamento de Arquitetura e Multimédia da Universidade "Portucalense" - Porto, Portugal. - Coordenador de Investigação na Área da Multimédia, do Polo CIAUD - UPT - (UPT), Representante na Área Científica de Audiovisuais e Produção dos Media do Curso de Multimédia e Artes da UPT, Investigador Colaborador no CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação (UALg - UAb) e do CIAUD - UPT – Centro de Investigação de Arquitetura, Urbanismo e Design - Polo UPT (UPT), Investigador Visitante no M-ITI - Madeira Interactive Technologies Institute (UMa). Curador do META-MORFO - Mostra Experimental de Tecnologia Audiovisual de Portugal (Brasil), do projeto "MEMÓRIAS DO FUTURO: inovação multimodal dos meios de comunicação", 2022-2023 (Projeto para o Cluster CINEX - Brasil) São Paulo, Curitiba, Brasil. Curador da Muestra de Vídeo Arte na Fronteira, na Secção Portugal e Secção Espanha, para a Feria Transfronteriza de Arte Contemporânea (Espanha - Portugal) 2023-2024-2025-2026, da "Fundación Olintia" de Espanha, Gibraleón (Huelva) - Espanha. Curador de FONLAND - International Video Art & Performance Festival, 2023 (Portugal). Fundador, Diretor e Curador Internacional de META-MORPHOSIS digital 2023-2024 (Portugal - Espanha). Membro do Comité Científico Internacional (Convidado Especial Internacional) no OVER THE REAL VIDEOART FESTIVAL - VI Edição (2021) Itália. Diretor Artístico e Coordenador de EXE – Experimental Exhibition | Audio-visual, Projeto de Exibições de Festivais/Mostras Internacionais, 2023-2025 (Portugal).
Curador Internacional do THE WRONG BIENNALE 2021-2022 | 2023-2024 (Espanha). Curador Internacional (Júri de Seleção e Premiação) de LANDSCAPE 2022-2023, em Salermo, Itália. Fundador, Diretor do Projeto "FX DIGITAL ART- Exibição de Arte Digital no Espaço Público", Funchal - Portugal. Fundador, Diretor, Produtor e Curador de EXPERIMENTA - Transformação Audiovisual (Mostra Internacional de Vídeo Arte), TRANSGRESSION art + technology PR 2 e IMAGE PLAY - International Video Art Festival, em Portugal. Representante e Coordenador para Portugal de FISURA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Experimental, 2023-2024 (México). Representante e Coordenador para Portugal e toda Europa de PLATFORM 101 – Exibição "FRACTAL: Order in Chaos" 2023-2024 (Irão). Presidente da Direção de + Art Contemporary - Associação Cultural. Diretor Artístico de Projetos Culturais nas áreas dos Novos Média e Média-Artes Digitais, na APCA - Agência de Promoção de Cultura Atlântica), 2023-2024 | Madeira, Funchal, Madeira - Portugal.
Membro da Equipa de Projetos Internacionais de Investigação e Produção: HERITAGAMES - HERITAGE | VIDEOGMES, as a Tool for Rural Heritage Interaction and Re-Connection, 2022-2023 (Áustria, Espanha, Grécia, Itália, Portugal, Reino Unido); MIM - Montagem e Inovação Multimodal, projeto apresentado ao CLUSTER CINEX I - CNPq n. 18 – Universal Brasil (Aprovado com valor 9,58/10) CIC-CIAC, 2022-2023 (Brasil - Portugal); CADÁVER XQUISITO - Projeto de Produção Audiovisual Internacional, 2022-2023 (Argentina - Colômbia - Cuba - Espanha - França - México - Portugal)
Diretor dos projetos: "+ Sound Art Project "; "olhAR-TE tocAR-TE"; "INexTERNO"; "DIGITAL Communication Processes"; "Urban Som"; "Punto Visual"; "Ha-Ser Contemporary Art Foundation"; "+ PROJECTION AC - Projecção de Arte Contemporânea no Espaço Público"; "olhAR-TE MAPEA- MENTO"; "LINE - Art Project"; "Signo-Simbolo" e "+ Art Contemporary"; Grupo de Investigação e Experimentação Sonora "Celacanto - Arte Sonora"; Fundador, Diretor do Projeto "MAD 01 - Museu de Arte Digital 01", Funchal - Portugal, entre outros.
Concluiu 140 formações de pós-graduação e 4 residências artísticas. Curador em 39 projetos artísticos. Recebeu 275 Reconhecimentos e 8 prémios, pelo seu trabalho artístico, especialmente em tempos recentes pela sua investigação, vídeo arte, gif e arte digital. Tem sido convidado especial em vários Salões de Arte Contemporânea.
Começou a sua vida artística em 1984 e tem vindo a expor profissionalmente desde 1986, acumulando uma carreira artística e académica de 39 anos, participando em vários projetos e mais de 590 exposições coletivas e 19 exposições individuais em 45 países.
Está representado em mais de 240 importantes Coleções Públicas em diferentes Instituições, Fundações, Museus e Galerias e em mais de 180 Coleções Privadas em países como Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Aruba, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Cuba, Equador, Escócia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Irão, Irlanda, Itália, Japão, Letônia, Malta, México, Paquistão, Peru, Polónia, Portugal, Porto Rico, Reino Unido, Sérvia, Suíça, Taiwan, Timor-Leste, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela, entre outros.
Membro de 30 Grupos Internacionais de Cinema Experimental nos Estados Unidos da América, Albânia, Espanha, Brasil, entre muitos outros países. Deu 34 conferências e vários workshops de formação. Tem sido convidado durante vários anos como Júri de Seleção e Prémio em Exposições, Festivais, Concursos e Salões de Arte.
Dedicou-se ao ensino durante vários anos como professor em várias Universidades. Publicou vários artigos científicos a nível nacional e internacional, incluindo o artigo científico "Projeção multimédia mural no espaço público: a difusão e formação desde a cidade", que foi incluído indexado (2019) pela sua importância na WEB OF SCIENCE CORE COLLECTION da WEB OF SCIENCE GROUP | Web of Science Author Connect, e o artigo científico "Contemporary art as a factor for knowledge generation from video", indexado (2021), em The ACM (ASSOCIATION FOR COMPUTING MACHINERY) PUBLISHING SYSTEM (TAPS), nos Estados Unidos da América.
Os seus artigos científicos e publicações têm sido referenciados e citados em 960 artigos científicos de diferentes partes do mundo, relacionados com História da Arte, Arte Digital; Vídeo; Multimédia; Mídia Digital; Vídeo Arte; Configurações pós-digitais: arte e cultura tecnológica; Teoria do Cinema; Imagem no Espaço: cartografia da produção contemporânea; Alfabetização/Literacia Visual; Entre o recetor e a arte tecnológica; Estudos Culturais; Sociologia Cultural; Transdisciplinaridade; Interfaces; Espaço Urbano; Teoria do Design; Cinema e Interdisciplinaridade; Estudos Visuais e Arte Pública; Fonotropias: Um Método de Investigação a partir da Experiência Estética; Arte contemporânea latino-americana; Teoria Digital; Tecnologia e novas mídias: da educação às práticas culturais e de consumo; Arte, Novas Tecnologias e Comunicação: Fenomenologia da contemporaneidade; Estudos Hispano-Eletrónicos; Artes; Investigador Experiente; Computação Gráfica; Numa Internet mais leve; O poder da imagem pobre-ligeira; Educação Artística; O Imaginário; História Social; Tecnologia Educativa; Musicologia; Discurso Crítico; Estudos Visuais e Culturais; Métodos em Linguística Cognitiva; Estudos Cinematográficos; Arte Contemporânea; Meios Digitais; Estudos Urbanos; Humanidades Digitais; Arte Glitch, Etnomusicologia, A Estética do Glitch, Semiotica, Música, Ciências da Computação, Humanidades Digitais entre outras. Tem 17 artigos e 20 textos curatoriais impressos e outros 26 artigos na web, além de 3 críticas de arte.
Atualmente é colaborador da revista "Fotografía en Movimiento" da Cidade do México - México; Colaborador da publicação (Revista de Artes Visuais) Zine Without - A Crow, de Wroclaw - Polónia; Colaborador da publicação (Revista de Arte) "Cooltzine" de Cooltsalon e Urban Dwellers Collective, de Sofia - Bulgária; Membro da Art Connet (Berlim - Alemanha); Membro da Artista Mundo (México); Membro da Red VADB - Organização Latino-americana de Arte Contemporânea; Membro da ARTEINFORMADO (Espanha); Membro da ARTRABBIT - Plataforma independente de arte digital, arte contemporânea e cultura visual (Londres - Inglaterra); Membro da FilmFreeway, Festhome, Shortfilmdepot, entre outros. Fundador, Diretor, Coordenador e Membro de vários Projetos Culturais.
Na área da investigação, está particularmente interessado em desenvolver: - A intervenção do espaço público; - A projeção visual em espaços públicos como forma de difusão e expansão do pensamento; - Narrativas como configurações de criação e ação de conhecimento nas áreas das artes digitais, a partir do espaço público; - Intervenções multimédia onde a imagem e o som são transformados através do próprio movimento dos participantes na utilização de sensores, com a intervenção do público na sua imersão e reverberação como parte fundamental do projeto; - A democratização do conhecimento e a inclusão digital na globalização do conhecimento do espaço público, meios de transmissão do pensamento contemporâneo na confluência entre a tecnologia e a arte contemporânea; - A arte contemporânea como fator de geração de conhecimento a partir do vídeo; - A democratização do conhecimento e a inclusão digital na globalização do conhecimento do espaço público como meio de transmissão do pensamento contemporâneo na confluência entre a tecnologia e a arte contemporânea.
Apresentação
No âmbito da área da vídeo arte como renovação tecnológica e experimentação digital, pretende-se criar novas pontes de reflexão sobre as novas narrativas contemporâneas na linguagem narrativa em constante evolução, desde a cinemáticas, videográficas ou textuais, que passam por transformações radicais e intensivas, de narrativas complexas, desde a performance dos dados audiovisuais em tecnologias como a AI Generativa, performatividade videográfica, a experimentação audiovisual do contexto académico à intervenção social, como emancipação e intervenção cidadania, em abordagens pedagógicas contextuais, exploratórias, interdisciplinares e transdisciplinares. Também serão explorados os pontos referentes a evolução da vídeo performance na era digital, que cria conexões entre o físico e o virtual, na explorando como a tecnologia transforma o corpo e a ação performativa.
Estas aproximações de novos sistemas modulares, arborescentes e fragmentadas, no avanço das tecnologias computacionais que deriva numa nova estética da interatividade cinematográfica, expandindo o campo do audiovisual experimental contemporâneo. Abrindo também o caminho para refletir sobre possíveis conexões do vídeo experimental, evidenciando o audiovisual como ferramenta fundamental para análise crítica e reflexiva da sociedade. Abrindo debate e vinculando o público nas novas narrativas audiovisuais da arte emergente, na vanguarda.
Prof. Dr. Hernando Urrutia
Diretor do Comité Científico do Colóquio
PALESTRAS
Colóquio em língua portuguesa - Colloquium in Portuguese
TRANSMISSÃO DO VI COLÓQUIO IMAGE PLAY - BROADCAST OF THE VI COLLOQUIUM
Para assistir ao vivo e aceder diretamente dirija-se ao seguinte link de Zoom do:
VI COLÓQUIO IMAGE PLAY – 2024
8 – 11 – 2024 | 15:00 h (Lisboa)
ID da reunião: 880 2696 0033
( Plataforma Oficial Zoom - Official Zoom Platform )
PROGRAMAÇÃO VI COLÓQUIO IMAGE PLAY ►2024
► PERFORMATIVIDADE VIDEOGRÁFICA E AI GENERATIVA NAS NARRATIVAS EXPERIMENTAIS DA VIDEO ARTE
Prof.ª. Doutora REGILENE SARZI-RIBEIRO ( Brasil )
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia-MP PPGMiT / FAAC
Líder do Grupo de Pesquisa labIMAGEM - Laboratório de Estudos da Imagem – CNPq
Professora no Departamento de Artes e Representação Gráfica - DARG / FAAC –UNESP /
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
(São Paulo - Brasil)
► EXPERIMENTAÇÃO E EXPRESSÃO AUDIOVISUAL: DO CONTEXTO ACADÉMICO À INTERVENÇÃO SOCIAL
Prof. Doutor DANIEL BRANDÃO ( Portugal )
Diretor do Mestrado em Media Arts -UM.
Cofundador e co-chair da DIGICOM: Conferência Internacional em Design e Comunicação Digital
Professor no Departamento de Ciências da Comunicação da UM.
Universidade do Minho
(Braga – Portugal).
► A VIDEOPERFORMANCE NA ERA DIGITAL.
Investigadora FRANCESCA LEONI ( Itália )
- Vídeo artista e Vídeo jornalista
- Membro do duo artístico Leoni & Mastrangelo
- Codirectora do IBRIDA Festival delle Arti Intermediali
(Forli - Itálial)
Investigador DAVIDE MASTRANGELO ( Itália )
- Realizador e Vídeo artista
- Membro do duo artístico Leoni & Mastrangelo
- Codirector do IBRIDA Festival delle Arti Intermediali
(Forli - Itálial)
CONFERENCISTAS
Prof.ª. Doutora REGILENE SARZI-RIBEIRO ( Brasil )
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (São Paulo - Brasil)
Professora Dr.ª. Regilene Sarzi-Ribeiro é Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Pós-doutorado em Performances Culturais pela UFG e em Artes pela UNESP. Coordenadora do PPG em Mídia e Tecnologia e docente dos cursos de Artes Visuais e Comunicação: Rádio, TV e Internet da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design/UNESP. Líder do grupo de pesquisa LabIMAGEM/CNPq. Desenvolve pesquisas em Teoria e Crítica da Arte e da Tecnologia, Media Art, Artes do Vídeo, Artes Audiovisuais, Corpo e Imagem-Performance, Techno-Imagens, Videoartivismo e Curadoria Ativista, envolvendo Audiovisualização da Cultura, Audiovisualidades, Videoarte e Arte Generativa.
Performatividade videográfica e AI Generativa nas narrativas experimentais da videoarte
Resumo
O que uma AI pode ou precisa ver e ouvir para produzir uma audiovisualidade? E no campo da videoarte, como a performance dos dados audiovisuais em tecnologias como a AI Generativa, geram narrativas experimentais? A resposta pode parecer óbvia: dados visuais e sonoros, mas não é simples assim. Dentro do desconhecido oásis criativo e incerto que pode significar o campo das IA, a arte do vídeo é uma presença constante, expandindo o campo do audiovisual experimental contemporâneo, a partir de diferentes apropriações da AI Generativa. Isso mesmo, videoarte feita com IA. A continuidade do vídeo e a manutenção da experiência audiovisual na arte digital, reitera o fenômeno das práticas videográficas como práticas culturais decorrentes da performatividade videográfica. Na conferência serão apresentadas experiências artísticas com IA que se traduzem pela interface e linguagem da videoarte, com foco na visualidade e nas relações entre imagem e som, remetendo a capacidade das IA de fazer ver ou tornar visível o que até o momento entende-se por narrativas experimentais.
Prof. Doutor DANIEL BRANDÃO
Universidade do Minho (Braga – Portugal)
Professor Dr. Daniel Brandão é doutorado em Media Digitais pela Universidade do Porto (2014), com especialização em Criação de Conteúdos Audiovisuais e Interativos. No âmbito do seu doutoramento, desenvolveu o projeto Museu do Resgate (2012), uma plataforma participativa que recolhe vídeos sobre o quotidiano da cidade para legitimar o seu valor como património cultural. Co-criou o Citadocs (2014), um projeto colaborativo de mini-documentários. Atualmente, é co-investigador principal do projeto bYou (2021-2025), financiado pela FCT, que estuda as experiências e expressões de crianças e jovens através de metodologias participativas. É Professor Auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, onde coordenou a criação e é Diretor do Mestrado em Media Arts. Tem acumulado experiência de ensino em várias instituições públicas e privadas desde 2009, nas áreas do Design de Comunicação, Audiovisual e Multimédia. A nível de investigação, tem participado em diversos projetos financiados, com contribuições nas áreas de documentário em vídeo, design digital e metodologias participativas, e tem publicado em revistas científicas indexadas e apresentado comunicações em conferências internacionais. É também co-fundador e co-chair da DIGICOM: Conferência Internacional em Design e Comunicação Digital, sendo ainda investigador integrado no CECS e colaborador do ID+. Paralelamente, é um designer e artista multidisciplinar experiente, especializado em design gráfico, vídeo e motion graphics, tendo desenvolvido vários projetos para instituições culturais, com destaque para a Fundação de Serralves e o seu Museu de Arte Contemporânea, com quem colaborou durante oito anos.
Experimentação e Expressão Audiovisual: do Contexto Académico à Intervenção Social.
Resumo
O Os media digitais podem desempenhar um papel crucial na promoção da participação, capacitação e cidadania, com a expressão audiovisual a emergir enquanto poderosa ferramenta de emancipação e intervenção. Será apresentada uma reflexão sobre a necessidade de rever as abordagens pedagógicas no ensino do audiovisual, enfatizando a importância de centrar-se cada vez mais na experimentação das diferentes ferramentas de criação, com o objetivo de desmistificar as suas complexidades e funções e fomentar a ação, a livre expressão e uma maior participação social. Para ilustrar estes temas, serão apresentados alguns projetos pessoais, como o Museu do Resgate (2012), uma plataforma participativa que legitima o quotidiano urbano como património cultural através de vídeos criados por cidadãos, e o Citadocs (2015), uma série de mini-documentários colaborativos, sobre, para e por cidadãos. Por fim, inspirada no conceito de Cadavre Exquis, a obra audiovisual não-linear, Gravitas (2017), ilustra como um arquivo coletivo pode ser artisticamente interpretado. A experiência adquirida em abordagens pedagógicas contextuais, exploratórias, inter e transdisciplinares, tem servido para aferir o potencial comunicativo, reflexivo e artístico das narrativas audiovisuais experimentais.
Investigadora FRANCESCA LEONI
- Vídeo artista e Vídeo jornalista
- Membro do duo artístico Leoni & Mastrangelo
- Codirectora do IBRIDA Festival delle Arti Intermediali (Forli - Itálial)
Francesca Leoni videoartista e videojornalista. Formado em "Estudos de Comunicação" pela Universidade da Carolina do Norte em Wilmington (EUA). Durante os anos de universidade começou a estudar teatro, trabalhando principalmente o corpo e as emoções através do "método". De regresso a Itália, embarcou numa viagem entre o vídeo e o cinema, estudando com vários mestres nacionais e internacionais. A sua investigação centra-se no corpo como caixa de ressonância de emoções, destacando a relação entre o ser humano e a vida contemporânea através da performance, da videoarte e do cinema experimental. Em junho de 2011 criou o duo artístico com Davide Mastrangelo, com o qual produziu trabalhos de videoarte e performance distribuídos internacionalmente através de festivais e plataformas direcionadas..
Investigador DAVIDE MASTRANGELO
- Realizador e Vídeo artista
- Membro do duo artístico Leoni & Mastrangelo
- Codirector do IBRIDA Festival delle Arti Intermediali (Forli - Itálial)
Davide Mastrangelo (1989, Eboli) realizador e videoartista italiano, formou-se pela Academia de Belas Artes de Bolonha em Fotografia, Cinema e Televisão, com uma tese sobre a hibridização de linguagens entre cinema e videoarte. Os seus estudos centram-se na procura de novos códigos audiovisuais expressivos. Desde junho de 2011, juntamente com Francesca Leoni, cria o duo artístico Leoni & Mastrangelo, que o levará a festivais e eventos internacionais de videoarte e performance art. Desde 2016 é codiretor artístico do Festival Ibrida de artes intermediais. Atualmente trabalha na hibridização de linguagens, criando audiovisuais que vão do cinema à videoarte e à publicidade.
A Videoperformance na Era Digital
Resumo
A evolução da vídeo performance na era digital, partindo dos meus trabalhos para explorar como a tecnologia transforma o corpo e a ação performativa. Analisarei como a videoarte contemporânea cria conexões entre o físico e o virtual, destacando alguns exemplos apresentados no "Ibrida" Festival, onde as técnicas digitais amplificam e reinventam a performance artística, oferecendo experiências inéditas